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NOV
Professora transforma alunos em empreendedores na sala de aula
Atualizado em 13 Nov 2019 às 11h
Ao notar uma defasagem no aprendizado nas aulas de matemática, a professora Karen Juliana de Souza Gorri, da EMEB Professora Jaira Batista Santana da Silva, deu as mãos aos alunos do 4º ano A e abriu as portas para o universo dos números de maneira leve e lúdica.
Por meio do projeto ‘Pequenos Empreendedores’, que foi um dos finalistas do prêmio ‘EDUCAB Profª Terezinha Togni: Boas Práticas na Educação’, a professora reduziu o índice de notas vermelhas em 2019: dos 25 alunos da turma, 12 tinham dificuldades na matemática no começo do ano. Agora, são apenas duas crianças com notas vermelhas.
Um dos motivadores para o projeto ser abraçado por toda a escola, além do Prêmio EDUCAB, foi um passeio marcado para o mês de dezembro, para o ‘Kid Zania’, área inspirada em um modelo de Cidade Educativa, onde as crianças brincam e experimentam diversas profissões. O passeio tem custo de R$ 135. “Muitas famílias não têm condições de arcar com esse valor. A maioria tem mais de um filho na escola”, explica a professora.
Então, com o sonho nas mãos, Juliana tirou uma ideia da cabeça e dividiu com a garotada, que topou embarcar na aventura. Com um conceito diferenciado, a matemática passou a ser trabalhada no dia a dia escolar, aplicada a situações da vida real.
Além do conteúdo como as quatro operações, gráficos, sistema monetário, unidades de medida, a professora passou a mostrar para as crianças como é difícil ganhar dinheiro e o valor que cada nota tem, tudo com o objetivo de angariar fundos para o passeio
A primeira ação aconteceu na Páscoa, com a venda de uma rifa de uma cesta montada com doações dos próprios alunos e familiares. Com a ideia, entrou no caixa das crianças os primeiros R$ 200. Depois disso, vieram bazares, eventos da escola e de escolas vizinhas, venda de pipas doadas, e muitos outros trabalhos. Hoje, o caixa das crianças já chega a mais de R$ 2 mil e o passeio será realidade para toda a turma.
“Vamos pagar R$ 85 do passeio de cada criança. Com o troco, avaliaremos democraticamente qual será a melhor opção para o que sobrar: se vamos levar para arcar com o valor do lanche ou se compraremos presente para quem participou do projeto ao longo do ano.”
Além de ajudar a criançada para o passeio, o projeto também rendeu outros bons frutos. As roupas não vendidas no bazar foram doadas para a ONG Formiguinhas Sem Fronteiras e também para as famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social.
COTIDIANO Como lição ao longo de todo esse ano, a professora conseguiu inserir algo importante na vida das crianças. “Eles passaram a entender que a matemática existe fora da escola e que é necessária para a vida.”
A aluna Vitória dos Santos Pinheiro, de 10 anos, contou que antes do projeto estava dentro do grupo que tirava as notas vermelhas na sala. “Agora eu mudei isso e entendi o quanto é difícil para um adulto ganhar dinheiro”, comentou. A colega de sala, Ester Gonçalves de Souza, de 10 anos, também aprovou. “Gostei demais de participar e já estou ansiosa para o passeio.”
A professora destacou que o caixa segue aberto e as crianças ainda estão realizando algumas ações para fazer a quantia de R$ 2 mil aumentar ainda mais. E a lição que fica, com certeza, vai ser para a vida toda e formará adultos mais conscientes e com a educação financeira na ponta da língua. “Tenho muito orgulho desses alunos”, comentou Karen.
Professora transforma alunos em empreendedores na sala de aula
Ao notar uma defasagem no aprendizado nas aulas de matemática, a professora Karen Juliana de Souza Gorri, da EMEB Professora Jaira Batista Santana da Silva, deu as mãos aos alunos do 4º ano A e abriu as portas para o universo dos números de maneira leve e lúdica.
Por meio do projeto ‘Pequenos Empreendedores’, que foi um dos finalistas do prêmio ‘EDUCAB Profª Terezinha Togni: Boas Práticas na Educação’, a professora reduziu o índice de notas vermelhas em 2019: dos 25 alunos da turma, 12 tinham dificuldades na matemática no começo do ano. Agora, são apenas duas crianças com notas vermelhas.
Um dos motivadores para o projeto ser abraçado por toda a escola, além do Prêmio EDUCAB, foi um passeio marcado para o mês de dezembro, para o ‘Kid Zania’, área inspirada em um modelo de Cidade Educativa, onde as crianças brincam e experimentam diversas profissões. O passeio tem custo de R$ 135. “Muitas famílias não têm condições de arcar com esse valor. A maioria tem mais de um filho na escola”, explica a professora.
Então, com o sonho nas mãos, Juliana tirou uma ideia da cabeça e dividiu com a garotada, que topou embarcar na aventura. Com um conceito diferenciado, a matemática passou a ser trabalhada no dia a dia escolar, aplicada a situações da vida real.
Além do conteúdo como as quatro operações, gráficos, sistema monetário, unidades de medida, a professora passou a mostrar para as crianças como é difícil ganhar dinheiro e o valor que cada nota tem, tudo com o objetivo de angariar fundos para o passeio
A primeira ação aconteceu na Páscoa, com a venda de uma rifa de uma cesta montada com doações dos próprios alunos e familiares. Com a ideia, entrou no caixa das crianças os primeiros R$ 200. Depois disso, vieram bazares, eventos da escola e de escolas vizinhas, venda de pipas doadas, e muitos outros trabalhos. Hoje, o caixa das crianças já chega a mais de R$ 2 mil e o passeio será realidade para toda a turma.
“Vamos pagar R$ 85 do passeio de cada criança. Com o troco, avaliaremos democraticamente qual será a melhor opção para o que sobrar: se vamos levar para arcar com o valor do lanche ou se compraremos presente para quem participou do projeto ao longo do ano.”
Além de ajudar a criançada para o passeio, o projeto também rendeu outros bons frutos. As roupas não vendidas no bazar foram doadas para a ONG Formiguinhas Sem Fronteiras e também para as famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social.
COTIDIANO Como lição ao longo de todo esse ano, a professora conseguiu inserir algo importante na vida das crianças. “Eles passaram a entender que a matemática existe fora da escola e que é necessária para a vida.”
A aluna Vitória dos Santos Pinheiro, de 10 anos, contou que antes do projeto estava dentro do grupo que tirava as notas vermelhas na sala. “Agora eu mudei isso e entendi o quanto é difícil para um adulto ganhar dinheiro”, comentou. A colega de sala, Ester Gonçalves de Souza, de 10 anos, também aprovou. “Gostei demais de participar e já estou ansiosa para o passeio.”
A professora destacou que o caixa segue aberto e as crianças ainda estão realizando algumas ações para fazer a quantia de R$ 2 mil aumentar ainda mais. E a lição que fica, com certeza, vai ser para a vida toda e formará adultos mais conscientes e com a educação financeira na ponta da língua. “Tenho muito orgulho desses alunos”, comentou Karen.
https://www.cabreuva.sp.gov.br/professora+transforma+alunos+em+empreendedores+na+sala+de+aula.aspx