Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

01 MAR

Mais de 4 mil cabreuvanos faltaram em consultas em 4 meses


Em apenas quatro meses (de setembro a dezembro de 2016) 4.135 cidadãos cabreuvanos faltaram a consultas oferecidas pelas unidades de Saúde da cidade, dentro da Atenção Básica (clínica, pediatria, ginecologia e obstetrícia). São pessoas que foram até a unidade mais próxima, agendaram a consulta, confirmaram presença e, depois, simplesmente não compareceram.

Ou seja: outras 4.135 pessoas deixaram de ser atendidas nesses quatro meses, pois se essas pessoas tivessem avisado que não compareceriam a unidade de saúde, outras pessoas poderiam ter sido chamadas para ocupar as vagas.

“É um absurdo que mais de 4 mil pessoas faltem a consultas e não se preocupem em avisar para que possamos dar a vaga para outra pessoa”, comentou o prefeito Henrique Martin.

Na alta e média complexidade (consultas e exames de responsabilidade do Governo Estadual),e que são ofertadas pelo Estado em hospitais como o AME, o São Vicente e até mesmo a UNICAMP) Cabreúva teve, só no AME Jundiaí, 156 faltas em consultas e em exames no mesmo período. No Hospital Regional, dos 102 agendamentos, 17 pessoas faltaram aos exames e consultas (mais de 16%). No AME Santa Bárbara de 19 agendamentos, 6 faltas (31,5%).

A Unidade de Avaliação e Controle (UAC), responsável pelo agendamento dessas consultas explica que cada cidade recebe uma cota de exames e consultas, distribuídas pela Diretoria Regional de Saúde, e que existem dois tipos de percas de vagas: a primária, quando a vaga é disponibilizada, mas não tem agendamento (acontece quando o paciente troca o telefone e não avisa a unidade, e por isso a UAC não consegue notificar o paciente sobre o agendamento) e a secundária, que é quando o paciente tem o agendamento, retira a guia, confirma presença e, depois de tudo isso, não vai.

Ambos os casos implicam em prejuízo para a instituição que está ofertando o exame ou consulta e, consequentemente, implica na redução de cotas do município e na ociosidade do serviço. Ou seja: quanto mais os pacientes faltam nas consultas de especialidades menos consultas são oferecidas à Cabreúva. O mesmo ocorre com os exames.

Conscientize-se: atualize seu cadastro nas unidades de saúde e não retire guias de exames e consultas aos quais não pretende comparecer. Faça a sua parte!

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: faltasexamesconsultas
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

17 MAI

COMTUR se reúne e discute revisão do Plano Diretor de Turismo

16 MAI

Inscrições abertas para o curso "Comece a Planejar o Marketing da sua Empresa"

16 MAI

Canção "Ave Maria" completa 100 anos com evento especial

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.