Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

27 JUN

Arqueólogo fala a professores sobre pesquisas para barragem do Ribeirão Piraí


Atualizado em 27 Jun 2018 às 10h

Um grupo de professores da rede municipal participou, na tarde desta terça-feira (26), de uma palestra de educação ambiental. A atividade foi promovida em parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e Educação. Os dois profissionais responsáveis pela palestra foram o arquiteto Marcelo Pucci (da empresa VEC Projetos e Gestão) e o arqueólogo Taiguara Francisco, da empresa Origem Arqueologia.

Ambos atuaram para o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirp), que é formado, além de Cabreúva, pelos municípios de Itu, Salto e Indaiatuba), nos levantamentos realizados como parte do Estudo de Impacto Ambiental – etapa necessária para o processo de licenciamento e, futuramente, da construção de uma barragem no Ribeirão Piraí.

Foram realizados registro e análise da região, para determinar fatos de relevância histórica que possam ter ocorrido, e determinar o grau de interferência da obra, para que sua execução ocorra com o menor impacto possível. Este é apenas um dos cuidados tomados. Já está em andamento todo o processo de desapropriação e em breve terão início a catalogação e manejo da fauna e flora local.

O processo de estudos prevê, também, a realização de um programa de educação patrimonial para as cidades participantes. Nesse sentido, a secretária de Meio Ambiente, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, explicou que, no caso de Cabreúva, a opção foi por oferecer a palestra aos professores, para que estes possam atuar como agentes multiplicadores das informações.

Assim, o grupo recebeu informações sobre a importância do trabalho arqueológico na etapa da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), ambas previstas legalmente.

“Todo objeto está diretamente vinculado a uma prática e mostra um hábito social. No caso em questão, o objetivo do trabalho é pesquisar os locais a serem afetados com as obras e minimizar os efeitos decorrentes de qualquer espécie de impacto”, explicou Taiguara.

 

Barragem

 

A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa de Itu e Salto e poderá armazenar 9 bilhões de litros de água. A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

28 JUN

Guarda Municipal recebe quatro novos fuzis e munição

28 JUN

Confira a programação completa do Festival de Inverno 2024

27 JUN

Alunos da EMEB Zaira Federzoni se formam no programa Bombeiro na Escola

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.