Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

18 FEV

Convênio com Ateal: pacientes começam a receber aparelhos


Atualizado em 18 Fev 2020 às 10h

Pouco mais de dois meses após o anúncio do convênio entre a Prefeitura de Cabreúva e a Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem), o primeiro grupo de pacientes que esperavam por um aparelho auditivo voltou a ouvir. Depois de anos na fila de espera, em pouco mais de dois meses – para avalição, consulta e exame – 30 pessoas já receberam o aparelho.

 

Pacientes como a jovem estudante Camila Batista da Silva, de 19 anos, que esteve, inclusive, no anúncio do convênio, no final de novembro. Com um sorriso tímido, ela não conseguiu esconder a emoção ao colocar o novo aparelho. “É muito importante para mim, ainda mais agora que vou começar a trabalhar”, comemorou a jovem.

 

“Esse convênio ajudou muito. A gente não tem condições de comprar, porque é muito caro”, contou a mãe de Camila, Sheila, destacando a melhora na qualidade de vida da filha a partir de agora. “Ela é jovem e com o aparelho pode fazer cursos, trabalhar, enfim, ter uma vida social mais ativa.”

 

O aposentado José Maria dos Santos estava há mais de 5 anos na fila de espera e também faz parte do primeiro grupo a receber o aparelho auditivo. “Não tenho palavras para agradecer a prefeitura. Eu não ouvia quase nada e agora voltei a ouvir tudo. A vida vai mudar pra melhor, com certeza”, disse, emocionado, após ouvir as instruções de como usar e cuidados com o aparelho, na sede da Ateal, em Jundiaí.

 

 

Convênio - Coordenadora da Unidade de Avaliação e Controle (UAC), da Secretaria de Saúde, Rubeniza Vale explica que o convênio entre prefeitura e Ateal, assinado no final de novembro, vai atender cerca de 150 pacientes e zerar a atual fila de espera por aparelho auditivo em Cabreúva. O investimento é de R$ 300 mil.

 

Todos os pacientes já passaram, pelo menos, pela consulta de avaliação e a entrega começou a ser feita na semana passada. “Viemos acompanhar esse primeiro grupo que já está recebendo o aparelho. Eles saem daqui ouvindo. É uma emoção”, confidenciou Rubeniza.

 

A gestora da área técnica da Ateal, Tânia Pereira, reforçou a importância do convênio, já que a cota de Cabreúva é de apenas dois aparelhos por mês pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “A maioria dos pacientes aguardava há muito tempo. E as pessoas vão perdendo qualidade de vida, se isolando, se distanciando da família, das atividades cotidianas”, explicou Tânia.

 

Durante a assinatura do convênio, o prefeito Henrique Martin revelou que foi feito um levantamento para avaliar a situação. “Vimos que se dependesse do SUS a população ficaria esperando 10, 15 anos. Mas saúde é nossa prioridade. Então conseguimos, com recursos próprios, fazer esse convênio.”

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: aparelho auditivoatealsaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.