Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

12 FEV

Coronavírus: Cabreúva se antecipa e orienta serviços de saúde


Atualizado em 17 Ago 2020 às 09h

Apesar de o Brasil não registrar casos confirmados do novo coronavírus (2019-nCoV) e não haver nenhuma suspeita da doença em toda a região, a Secretaria de Saúde de Cabreúva se mobilizou para criar um protocolo de ação para orientar profissionais e serviços, caso ocorra alguma suspeita na cidade.

 

“Temos que deixar bem claro que o vírus não está circulando por aqui, mas precisamos estar preparados”, salienta a secretária de Saúde, Rita Hollo. Até a manhã desta quinta-feira (6), segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrava 9 casos suspeitos e nenhum confirmado. E já havia descartado 24 notificações suspeitas.

 

Esta semana, a secretária reuniu representantes dos serviços de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, atenção farmacêutica, Santa Casa, UPA e SAE (ambulâncias) para discutir o assunto e definir o protocolo, que está sendo feito com base na Nota Técnica nº 04/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

De acordo com o enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica, Denis Arthur Duarte, é importante destacar que o principal critério para considerar um caso suspeito é a pessoa ter passado por alguma das cidades chinesas com transmissão local; ou ter tido contato com algum doente diagnosticado laboratorialmente com a doença.

 

O protocolo de ação que está sendo elaborado define procedimentos adotados pelos profissionais durante o atendimento e, principalmente, o fluxo de atendimento, notificação e orientação para cada serviço de saúde, que envolve Atenção Básica, ambulâncias e unidades de Urgência e Emergência. “Estamos preparando também um check-list para todos esses serviços também estarem preparados”, reforça Arthur.

 

Recomendações para a população:

 

- Lavar regularmente as mãos;

 

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

 

- Evitar aglomerações e ambientes fechados;

 

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: coronavírussaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.