Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

13

DTM: Dentista de Cabreúva realiza trabalho voluntário em Emebs do município


Atualizado em 18 Set 2017 às 04h

“A prevenção sempre será o melhor remédio para combater qualquer doença.” Com um largo sorriso e muita disposição, essa é a frase mais usada pela cirurgiã dentista Débora Figueiredo! A profissional está desenvolvendo voluntariamente um projeto social na rede municipal de Educação e já auxiliou centenas de alunos e seus familiares levando informações, através de palestras, sobre ‘Disfunção Temporomandibular’, a DTM. 

 

Comemorando no mês de outubro 20 anos de atuação na área da odontologia no município, Débora é especializada em DTM (conjunto de condições que afetam os músculos da mastigação e ATMs: articulações temporomandibulares) que são responsáveis por diversos sinais e sintomas, dentre os mais comuns, dores de cabeça e ruídos mandibulares, que acomete milhares de pessoas pelo mundo.

 

Pensando nisso, juntamente com a Secretaria de Educação, realizou uma pesquisa com o tema: “Ocorrência da DTM em Crianças de 08 a 10 anos e o Possível Impacto na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal” em cinco escolas: EMEB Maestro Benedito Mesquita da Silveira, no Jacaré, EMEB Thereza Spina Zacchi, no Caí, e EMEB Mário Faccioli no Centro, e Emeb Profa Jaíra Batista Santana da Silva, Vilarejo,  a realização de palestras para pais, alunos e equipes escolares, que puderam aprender mais sobre a doença e diversos aspectos sobre a DTM. Logo após este trabalho, os alunos levaram para casa um questionário abordando o dia a dia de cada criança e aspectos psicossociais, como também frequência de dores de cabeça, dentre outras.

 

Após a entrega dos questionários, foi realizada a 2ª fase da pesquisa, na qual a dentista realizou análise e exame clínico junto as crianças para confirmação do diagnóstico da DTM. Esta etapa contou com grande participação das famílias, que puderam acompanhar de perto todo o processo e receber as devidas orientações.

 

“Este trabalho vem sendo muito bom. Eu não conhecia a DTM e foi através deste projeto que aprendi e hoje acompanho minha filha em uma análise. A doutora e todos os envolvidos estão de parabéns”, comentou  Ester Ronia Missé Spina, moradora do bairro Caí, que trouxe a filha Maia Eduarda, aluna do 2º ano da Emeb Thereza Spina, a uma consulta gratuita na própria escola.

 

“Este trabalho teve início à partir de um projeto acadêmico para minha dissertação de mestrado na área de DTM e foi o que me motivou a desenvolver  o projeto na cidade devido ao grande número de crianças com queixas de sintomas da doença. É um trabalho de caráter preventivo, onde o maior objetivo é fazer a diferença no futuro dessas crianças, tornando-as conscientes dos fatores de risco que podem perpetuar a sintomatologia que já apresentam hoje, com tão pouca idade! É muito gratificante constatar o comprometimento de alguns pais com a saúde de seus filhos! Só tenho que agradecer à Prefeitura e a Secretaria de Educação, bem como aos pais, educadores e alunos, que confiaram no meu trabalho”, comentou  Dra. Débora.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Luana Moreira
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.