Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

05 DEZ

Jornalista eterniza trajetória de Brejeirinho


Atualizado em 05 Dez 2019 às 09h

É em Patos, no meio do mapa paraibano, que começa a história de ‘Garganta Seca’. O personagem central do livro é Nilson Galdino Gonçalves, o ‘Brejeirinho’, que vê retratados os altos e baixos da sua vida marcada pela pobreza, seca e alcoolismo.

 

O livro, que é a estreia literária do jornalista Carlos Santiago (um paulistano radicado em Jundiaí há mais de duas décadas), surgiu do desejo de Brejeirinho de alertar as pessoas sobre o perigo do álcool. “Em sua última internação, o Brejeirinho se deu conta das tantas histórias tristes que viu e ouviu ao longo dos anos, de pessoas que não conseguiram superar o vício”, conta o jornalista.

 

“Uma das histórias relatadas é a de um conhecido, um jovem, que planejou se enforcar. Uma madrugada antes do suicídio, ele se barbeou para o próprio velório”, completa.

 

As histórias, reunidas pelo biografado em um manuscrito, chegaram às mãos de Santiago através de Henrique Martin. Henrique é prefeito de Cabreúva (cidade para onde Brejeirinho se mudou há trinta anos), e foi para ele que Brejeirinho primeiro apresentou o sonho do livro.

 

“Apesar dos trechos nebulosos da vida dele, o livro apresenta também passagens bonitas da simplicidade da vida sertaneja, como a única diversão da família, que era um radinho de pilha onde todos ouviam forró juntos, depois de ‘A Voz do Brasil’”.

 

Detalhista, Carlos Santiago foi cavando a memória do entrevistado com ajuda de intensa pesquisa, através da qual foi descobrindo nomes de ruas, escolas e pessoas que nem Brejeirinho lembrava mais. “Como autor e jornalista”, conta, “sempre tenho a preocupação de retratar com fidelidade as características dos locais. Lamento não ter conseguido ir à Paraíba ver com meus próprios olhos o rio Espinharas ou a tradicional feira do centro de Patos.”

 

O lançamento e sessão de autógrafos serão no sábado, 7, na Estação Japi, que fica na Rua Maranhão, 866, no bairro Jacaré (em Cabreúva), às 10h. O livro será vendido a R$ 15,00 e toda a arrecadação será doada à Santa Casa de Cabreúva, hospital que, muitas vezes, atendeu Brejeirinho na sua luta contra o álcool.

 

 

Trecho do livro ‘Gargantas Secas’:

 

 

Tímido até dizer chega, o menino estava pensando que bem que podia arranjar uma namorada bonita – mas cadê coragem para conversar com as meninas que conhecia? Tinha uma festa para ir mais tarde – e também havia um parque ali por perto, instalado fazia poucas semanas. E que também iria ferver naquele final de semana de São João.

 

Tudo isso passou pela cabeça de Brejeirinho enquanto ele resolvia entrar no bar repleto de adultos – gente que ele conhecia, afinal muitos eram amigos do pai dele. Pois foi entrar e ser saudado logo com um copo de Pitu – cachaça tradicional do Nordeste.

 

Tomou logo três doses – e saiu cambaleando do bar. Mais tarde, naquela noite de fogueiras de São João de 1978, ele arranjou a menina que queria – com quem até mesmo trocou alguns beijinhos. Mas o que Brejeirinho não sabia é que, além da namorada, ele não tinha mais nada a comemorar – porque, quando saiu do Bar do Netinho, acabava de assinar um pacto com o copo. Um pacto de vida ou morte.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: livrolançamento
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.