Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

13 DEZ

MARCO HISTÓRICO: Santa Casa de Cabreúva recebe prêmio estadual por humanização do parto


Atualizado em 14 Dez 2018 às 02h

Um momento histórico para Cabreúva: na quinta-feira, 13, a Santa Casa de Cabreúva recebeu um prêmio de destaque estadual por seu trabalho de humanização do parto. A premiação foi de responsabilidade do Governo do Estado e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que avaliaram 132 práticas municipais em prol do desenvolvimento infantil.

Chamado para discursar, o prefeito Henrique Martin relembrou os anos de reconstrução da Santa Casa. “Quando nós assumimos a prefeitura, estávamos com um hospital sucateado, tivemos a Santa Casa fechada e graças a Deus resolvemos a questão do hospital e fizemos a lição de casa bem feita! Prova disso são as conquistas no âmbito da humanização, que serão apresentadas aqui hoje”, disse o prefeito.  Henrique relembrou também a inauguração e a ampliação da Estratégia Saúde da Família durante o seu mandato, que muito contribui com o processo de acolhimento, humanização e aproximação das famílias com os serviços de saúde.

“Foi muito prazeroso ver essa transformação, essa revolução na maternidade. Fomos aprendendo e desenvolvendo junto à equipe, colhendo os resultados rapidamente. Conseguimos inverter nossa taxa de cesariana, mês passado fechamos com 80% de partos normais, e nosso índice de episiotomia é de 15%”, disse Dr. Eduardo Leite, diretor técnico da Santa Casa, recebendo calorosos aplausos dos presentes ao apresentar cada dado.

Diante do reconhecimento estadual, a partir do qual todos os 645 municípios do Estado terão conhecimento sobre as práticas selecionadas, o prefeito Henrique Martin garante: “É apenas o começo! Vamos continuar avançando e servindo de inspiração e referência não apenas para o Estado de São Paulo mas, quem sabe, para todo o Brasil!”

Primeiríssima Infância

O São Paulo Pela Primeiríssima Infância é um programa do Governo do Estado, articulado pelos municípios, pela promoção do desenvolvimento integral da criança (desde a gestação até os 3 anos) através da qualificação dos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social.

O Programa chegou à Cabreúva em 2012, através da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Em 2013, o prefeito Henrique Martin assinou o compromisso com o programa, que foi fortalecido e expandido nos anos seguintes. Em 2013, o Programa alcançou 41 municípios do Estado e em 2016, houve o acordo para a expansão para 101 municípios paulistas.

Na Santa Casa, o trabalho de humanização do parto começou em junho de 2015, com a inauguração do primeiro Quarto Semente, sendo fortalecido com a chegada das enfermeiras obstetras, criação do comitê de aleitamento materno, capacitações, treinamentos, ampliação do Quarto Semente (que agora conta até com banheira), entre outros.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.