Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

09 ABR

Plenária Municipal de Saúde reuniu 67 pessoas e elencou 20 propostas


Atualizado em 11 Abr 2019 às 01h

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a saúde e preparar propostas para a Conferência Nacional de Saúde, que acontece em agosto em Brasília, 67 cidadãos se reuniram na manhã de sexta-feira, 5, na Plenária Municipal de Cabreúva.

Na ocasião, Lílian Albano, coordenadora da Educação Permanente em Saúde, explicou aos presentes sobre o funcionamento e os objetivos da plenária. Em seguida, Rita Hollo, secretária de Saúde, foi a responsável por apresentar os dois primeiros eixos ‘Saúde como Direito’ e ‘Princípios do SUS’. Rita falou sobre o conceito de saúde, o surgimento do SUS, seus desafios e perspectivas. “Acredito que nosso maior desafio no SUS é trabalhar a prevenção através do estilo de vida, da alimentação saudável, da atividade física, pois saúde é consequência de uma série de coisas que precisam ser consideradas”, comentou.

Após a fala da Rita, a secretária adjunta de saúde, Regina Ravazzi, apresentou o terceiro eixo: ‘Financiamento do SUS’, a aplicação dos recursos próprios e o recebimento de verbas estaduais e federais. “Todo município é obrigado a investir pelo menos 15% de sua arrecadação em saúde. Em 2018, Cabreúva investiu, em média, 24,8%. E o dado é recorrente. Todos os anos, investimos acima do esperado na saúde do município”, garantiu.

Os eixos temáticos firam debatidos em grupos, que definiram as principais propostas. Foram elas:

Eixo 1: Saúde como direito

Municipal: Fortalecer a parceria entre saúde, esporte e educação para ações de prevenção; ampliar divulgação sobre o Conselho Municipal de Saúde, estimulando a participação social.

Estadual: implementar políticas de prevenção em saúde na infância, ensino básico e médio em parceria com a Educação; ampliar a oferta de capacitações para profissionais de saúde de todos os níveis de escolaridade.

Nacional: assegurar o quantitativo de vacinas necessário para a demanda dos municípios; garantir o acesso aos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica através da continuidade do fornecimento.

Eixo 2: Consolidação dos princípios do SUS

Municipal: estruturar o NASF com equipe completa; verificar lei nº 260 que dispõe sobre capacitação de funcionários; apoiar votação na câmara sobre a criação do cargo auxiliar de farmácia; alterar esquema de reuniões do Conselho Municipal de Saúde, com reuniões mensais em locais alternados; instituir conselhos locais nas unidades/bairros; fortalecer conhecimento técnico sem saúde no departamento jurídico; fortalecer segurança das unidades de saúde de grande porte e Santa Casa.

Estadual: oferecer cursos de capacitação para atendimento de grupos em vulnerabilidade; incluir no grupo de população vulnerável os negros, deficientes e idosos.

Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS

Municipal: intensificar a fiscalização tributária a fim de identificar a sonegação de impostos.

Estadual: adesão do município à ata de preços do Estado em casos emergenciais; promover o aumento de vagas e a garantia dos serviços que cabem ao Estado.

Nacional: revogação da PEC 95 e intervenção federal a fim de assegurar os serviços do Estado; utilização do tributo IGF (regulamentação NA 153) e aumento da carga tributária dos produtos não essenciais, como tabaco e álcool.

Se aprovadas nas esferas regional e nacional, as propostas irão compor as diretrizes do Plano Plurianual - PPA e os Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde. Os presentes também elegeram os delegados que representarão o município nas Conferências: Maria Dirce do Prado Firmo e Romário Mota (representando a população), Claudia Montanari (representando a gestão) e Marilu Andrade (representando os trabalhadores da saúde) levarão as propostas de Cabreúva para a próxima fase, que acontece em Campinas no dia 9 de maio e a fase nacional  em Brasília, de 4 a 7 de agosto.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: propostassaúdeplenária
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.