Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

23 JAN

Projeto Guri visita mostra Gaudí: Barcelona, 1900


Trinta alunos do Projeto Guri Cabreúva, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Governo do Estado, tiveram uma segunda-feira bem diferente. Eles foram conhecer, ontem, 23, a mostra “Gaudí: Barcelona, 1900”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra traz peças originais e diversas maquetes de projetos do arquiteto Catalão, Antoni Gaudí, quatro delas em escalas monumentais, e peças entre objetos e mobiliário criados por Gaudí. Além disso, são apresentados cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a avançada cena de Barcelona nos anos 1900.

Os alunos, com idade entre 9 e 16 anos, acompanhados pela coordenadora do ‘Guri’, Regiane Herculano, ficaram impressionados com a beleza do lugar e com a exposição rica em detalhes. Conduzidos desde o início por uma equipe da Artemis (uma das patrocinadoras da amostra), a garotada participou de uma atividade no ateliê do ‘Tomie’. Utilizando papéis, canetas e plásticos coloridos, eles foram convidados a criar uma fachada de construção bem diferente, com a forma que quisessem. As ‘obras’, passaram por recortes, colagens e se transformaram em fachadas iluminadas dentro de uma caixa feita com papéis brancos. A atividade teve como objetivo desconstruir a idéia de que as construções devem ser sempre em linhas retas e quadradas. Um preparo para o que eles veriam pela frente: a arte de Gaudí, cheia de formas e curvas que remetem as formas irregulares da natureza. Com uma monitora explicando cada detalhe da mostra, os alunos apreciaram e questionaram tudo o que viram.  

 

Alan Trick Pedroso, 15 anos, é aluno do curso de violão do ‘Guri’ e disse ter gostado muito da exposição. “Aqui a gente viu, através da arte, como as coisas podem ser diferentes. Não precisa ser tudo igual. Era tudo quadrado e Galdí revolucionou”, disse o jovem aluno. As crianças mais novas também aprenderam e se divertiram muito. “Gostei muito do lanchinho (risos), da catedral da Sagrada Família, inacabada até hoje, e de desenhar no ateliê”, disse o pequeno Vítor de Paula, 9 anos, aluno de cavaquinho no Guri.

Para quem quer ver de perto essa beleza a mostra fica em cartaz até o dia 5 de fevereiro e tem entrada gratuita às terças-feiras.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: projeto guriartestomie ohtake
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.