Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

10 OUT

Relembre avanços de Cabreúva na área da Saúde Mental


O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro, data criada 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) com o objetivo de chamar a atenção pública para a questão da saúde mental e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, além de combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade.

Cabreúva avançou nessa área nos últimos anos: em dezembro de 2015, a Secretaria de Saúde inaugurou o Centro de Referência à Criança e Adolescente (CRICA), que funciona no Jacaré e conta com uma equipe interdisciplinar (psicólogas, psiquiatra, psicopedagogas) da Saúde e da Educação. “Antes dessa inauguração, o atendimento de crianças e adolescentes acontecia no mesmo ambiente que o atendimento dos adultos. O local hoje é muito mais adequado. As equipes têm feito trabalhos incríveis, dentre os quais eu destaco as ações com os adolescentes, como o Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio”, disse Claudia Montanari, coordenadora do Setor de Saúde Mental.

Em janeiro de 2018, dando continuidade aos investimentos na Saúde Mental, foi inaugurado o Novo Ambulatório de Saúde Mental, no Centro, juntamente com o serviço do Caps, que é o Centro de Atenção Psicossocial. “O que mudou com a inauguração do Caps é que, agora, o atendimento acontece tanto no âmbito ambulatorial, com psicólogos e psiquiatras, quanto com outros profissionais. O paciente é atendido por enfermeira, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutica e recebe um tratamento mais amplo, com atividades e socialização. O modelo de Caps é o melhor que existe”, explicou Cláudia.

Além disso, desde 2015 a equipe promove os grupos antitabaco, que já ajudaram pacientes do Centro, Novo Bonfim, Pinhal, Vilarejo, Bananal e no Jacaré a pararem de fumar ou diminuírem o consumo. “Cerca de 500 pacientes já passaram pelo programa”, garante a psicóloga Kateri Rodrigues, responsável pelo projeto.

Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento em Saúde Mental irá evoluir ainda mais com a equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), que contribuirá com a ponte entre a especialidade e a Atenção Básica.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: saúde mental
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.