Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

26 OUT

Saúde forma nova equipe para coordenar Planejamento Familiar no município


 

Na manhã da última terça-feira, 25, a secretaria de Saúde e a Santa Casa de Cabreúva promoveram um encontro com seus médicos e enfermeiros para atualizar o protocolo de planejamento familiar do município.

Conduzindo o encontro, o médico Dr Pedro Engelberg discutiu artigos da lei federal 9.263, de 12 de janeiro de 1996, juntamente com a secretária de saúde Dra Rita Moraes Hollo, com a diretora de Saúde Dra Regina Ravazzi e com enfermeiros coordenadores das Unidades de Saúde da Atenção Básica, psicóloga, médicos ginecologistas  da rede municipal, a interventora da Santa Casa, Elisabeth Gomes Martins e com a enfermeira obstetriz do hospital.

“Nossa intenção é formar um novo comitê de planejamento familiar para que os casais que procuram a esterilização cirúrgica saibam que existe uma série de critérios para se fazer a laqueadura ou a vasectomia e que essa deve ser uma decisão conjunta e muito bem pensada pelo casal. Existem vários outros métodos contraceptivos que também podem ser usados, evitando um arrependimento futuro por não poder ter mais filhos”, afirmou a secretária Rita.

De acordo com a secretária de Saúde o comitê será formado por médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogo. Os casais que querem realizar o planejamento familiar, a procura da esterilização cirúrgica ou sobre outros métodos contraceptivos, devem procurar orientação com a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Planejamento Familiar

Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário de informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos.

No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007.  Ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

Toda mulher em idade fértil (de 10 a 49 anos de idade) tem acesso aos anticoncepcionais nas Unidades Básicas de Saúde, porém  precisam comparecer a uma consulta prévia com profissionais de saúde. A escolha da metodologia mais adequada deverá ser feita pela paciente, após entender os prós e contras de cada um dos métodos. (Fonte: Ministério da Saúde).

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Planejamento familiarsaúdesanta casa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.