Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

01 JUN

Saúde inclui auriculoterapia como prática complementar e obtém bons resultados


A auriculoterapia foi incluída pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, para ser oferecida dentro do SUS em contribuição ao tratamento de diversos pacientes. “A auriculoterapia compreende que a orelha é um microssistema, em que a gente pode trabalhar o corpo todo através do estímulo de pontos específicos. Usamos sementes de couza para estimular os pontos reflexos referentes a órgãos, sistema hormonal, emoções, para tratar dores em qualquer região do corpo, ou seja, atuar sobre o funcionamento de todo o organismo”, explica Juliana Oliveira, psicóloga e uma das profissionais que aplica a auriculoterapia pelo SUS em Cabreúva.

Em Cabreúva, a auriculoterapia é oferecida aos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e nas unidades de Saúde por diversos profissionais. Apenas no CER, foram realizados entre os meses de janeiro a abril 313 sessões em 57 pacientes, que relataram uma melhora de 78%.

Agora, a acupuntura começará a ser utilizada também como complemento ao tratamento de crianças e adolescentes no Centro de Referência Integrado a Criança e ao Adolescente (CRICA) e nos grupos antitabaco. Segundo a psicóloga Juliana, a terapia irá ajudar crianças e adolescentes que tem queixas de somatização (quando o paciente apresenta sintomas físicos de causas psicológicas). Juliana conta também que a ampliação do serviço para o CRICA e os grupo antitabacos foi possível graças a uma formação complementar, oferecida pelo Ministério da Saúde através da Universidade Federal de Santa Catarina, que proporcionou a ela um aprofundamento em três abordagens (reflexologia, medicina tradicional chinesa e a neurofisiologia da auriculoterapia), além de técnicas para utilização em grupos.

“A prática tem sido um sucesso, com alta taxa de melhoras e elogios por parte dos pacientes. Vamos continuar investindo nas práticas integrativas!”, comentou Rita Hollo, secretária da Saúde.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.