Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

22 NOV

Saúde realiza ações de combate à tuberculose


Cabreúva realizou, durante o mês de novembro, uma intensificação da busca ativa de combate à tuberculose. A ação ocorre duas vezes ao ano, março e novembro, com o objetivo de detectar casos da doença na cidade e oferecer os exames aos casos suspeitos.

 

A campanha se encerrou nesta semana e ocorreu em todas as Unidades de Saúde do município. Mas, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cabreúva, Lucimar Império, as ações continuam por todo o ano. “Desde o ano passado passamos a intensificar as ações de busca ativa da tuberculose nas Unidades de Saúde, incluímos a campanha em nossa rotina”, afirma Lucimar.

 

Atualmente Cabreúva está com seis pacientes em tratamento contra a doença. Quatro homens e duas mulheres. Os pacientes são atendidos pelo médico infectologista, Mauro Sizer, na Policlínica Wilson Federzoni e na Unidade de Saúde do Vilarejo “Irmãos Bruno e Phelipe Zacchi Spina”.

 

O tratamento da Tuberculose é gratuito e feito em casa

A tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual mais comumente afeta os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações.

O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse que dure três semanas, ou mais, é chamada de sintomático respiratório e deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de tuberculose. Outros sintomas são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa despercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é "comum", porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância.

A transmissão da tuberculose ocorre de forma direta, ou seja, de pessoa a pessoa. A aglomeração de pessoas é o fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-o com o bacilo tuberculíneo. Uma má alimentação, a falta de higiene, tabagismo ou qualquer outro fator que gere em nós baixa resistência orgânica leva-nos a ficarmos mais vulneráveis ao contágio do bacilo.

Toda a pessoa que apresente tosse por três ou mais semanas deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

É indispensável realizar o exame de escarro para um diagnóstico correto e é muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade do exame. Por isto, peça ao profissional de saúde que explique muito bem como fazer. Além do exame de escarro, o profissional de saúde também poderá pedir uma radiografia do tórax. Outros exames, como a cultura de escarro e um teste chamado PPD também podem ser necessários.

 

 

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.