Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

07

Você sabe o que é Leishmaniose Visceral (LV)?


Atualizado em 08 Ago 2023 às 08h

Leishmaniose Visceral ou LV para os íntimos, é uma doença zoonótica de evolução crônica que causa acometimento de vários órgãos como fígado e baço. No caso humano se não tratada pode levar a óbito até 90% dos casos. 
Causada por um protozoário (Leishmania chagasi) e transmitida pela picada de um “mosquito palha” (Lutzomya longipalpis), que é pequeno de cor palha ou amarelada, possui o hábito noturno e se desenvolve na matéria orgânica de locais com sombra ou umidade. Os cães são a principal fonte de infeção da LV, apresentando sintomas como apatia, emagrecimento, lesões de pele, queda de pelos (inicialmente ao redor dos olhos e orelhas), conjuntivite e crescimento anormal de unhas. Em caso de suspeitas de LV em cães, há exames laboratoriais específicos disponíveis.
O tratamento em cães pode melhorar os sintomas, mas não promove a cura, ou seja, os cães permanecem infectados, o que significa que não elimina a necessidade de outras medidas de controle, como uso de coleira repelente.
Medidas Preventivas:
 • Manter os imóveis limpos, sem acúmulo de matéria orgânica, dando destino adequado ao lixo, recolhendo de terrenos e quintais folhas de árvores, frutas, restos de madeira, entulho e fezes de animais.
• Manter os cães com coleira repelente impregnada com deltametrina a 4% (com troca periódica) e buscar atendimento veterinário caso apresentem sintomas, notificando o serviço público de saúde em caso de suspeita da doença. 
 • Uso de telas mosquiteiros em canis coletivos. 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: prefeituradecabreuvasaúde
Fonte: Secretaria de Saúde
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.