Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

18 JUL

Cabreúva participa de reunião da Câmara Técnica de Saneamento


Atualizado em 18 Jul 2018 às 11h

Cabreúva participou, na tarde da última terça-feira (17), da 15a Reunião da Câmara Técnica de Saneamento CT-SAN, juntamente com os municípios que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica Médio Tietê (CBH-SMT). A reunião ocorreu na sede da empresa Águas de Votorantim, em Votorantim.

Os representantes dos municípios acompanharam uma apresentação feita pelo Instituto Trata Brasil, a respeito da universalização dos serviços de saneamento no Brasil. A técnica em Recursos Hídricos Gláucia Cristiane de Sousa representou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos de Cabreúva.

O último estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Sabesp, “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento Básico no Brasil”, mostra que houve avanços, mas que ainda há um longo caminho para percorrer. Segundo o trabalho, 34 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e mais de 100 milhões não são contemplados com coleta dos esgotos.

Foram relatados, ainda, os investimentos que ocorreram em algumas cidades e também a necessidade de cooperação internacional para o Brasil atingir a meta que possibilite acesso à água potáve e aos serviços de saneamento até 2030.

 

Panorama regional

 

Os representantes do Instituto Trata Brasil apresentaram os dados de cobertura de água, esgotamento sanitário e perdas de água dos municípios da bacia hidrográfica do Sorocaba Médio Tietê.

Na reunião, também foi discutida a Medida Provisória 844/2018 – regulamentação que estabelece um novo marco legal para o saneamento básico – e que voltará a ser pauta nas próximas reuniões da Câmara Técnica de Saneamento.

No mesmo encontro também foi apresentado o andamento dos pleitos dos projetos FEHIDRO de Saneamento. Com relação ao saneamento rural, foi informado que os municípios de Tatuí, Ibiúna e Piedade estão fazendo um levantamento em suas áreas rurais – sendo contemplados com o Projeto 'Água é Vida'.

A empresa Comtemar Ambiental (de Sorocaba) apresentou seus trabalhos de implantação de coleta mecanizada nos municípios de Capela do Alto, Boituva e Salto.

Fazem parte do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê representantes do poder público (das esferas estadual e municipal), sociedade civil (ONGs, universidades e associações) e usuários de água.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

13 JAN

Mutirão de Castração do Creadoca está com vagas abertas

06 JAN

Prefeita Noemi Bernardes é recebida com aplausos pelos servidores

01 JAN

Professora Noemi Bernardes toma posse como prefeita de Cabreúva

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2025 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.