Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

14

Defesa Civil alerta para período de queimadas


Atualizado em 14 Ago 2020 às 03h

Falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas aumentam os focos de incêndio. A Defesa Civil de Cabreúva vem realizando a Operação Estiagem e programas de conscientização no combate aos incêndios.

 

“É um período muito crítico de falta de chuvas e de focos de incêndio. Os incêndios podem causar dano para nossas árvores nativas, danos aos animais e chegar em áreas residenciais, além de prejudicar o ar que a gente respira”, explica o coordenador da Defesa Civil, Paulo César Pacheco.

 

A corporação tem atuado de forma constante para combater focos de queimadas. O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira (13), um incêndio de grandes proporções na região do Pinhal. O incêndio se concentrou em mata fechada próxima ao Centro de Distribuição da Renner.

 

“O tempo seco e a estiagem contribuem para essa tipo de ocorrência. No entanto, a população é nossa aliada nessa luta contra os incêndio. Os cidadãos são nossos olhos pela cidade. Pedimos também a conscientização da populaçção de não jogar bituca de cigarro, garrafa pet e vidros que podem ocasionar incêndios”, conclui Pacheco.

 

Cabreúva conta com a ‘Lei de queimada urbana’ (14/2017) que, inclusive, prevê multas para quem ateia fogo em lixo, folhas e pastagens em geral. Em caso de incêndio, o órgão pode ser acionado pelo telefone 199.

 

 

Prevenção -  A Defesa Civil tem procurado atender com a maior rapidez possível  todas as ocorrências direcionadas ao  setor, desenvolve também  um  trabalho de sensibilização com a comunidade  sobre prevenção das queimadas e os problemas que essas queimadas  podem acarretar, e desde 2017 é desenvolvido o projeto “ Com fogo não se brinca”.

 

Dentro do projeto, é realizada uma palestra com temas relacionados às queimadas e os problemas que elas podem causar, como enfermidades relacionadas a doenças respiratórias, perda de habitat naturais e de espécies endêmicas. Informando aos  Munícipes  sobre os riscos, perigos e consequências das atividades humanas que envolvem o fogo.

 

Ações como essa, fazem Cabreúva ser reconhecida. Em 2020, com 92,23 pontos, a cidade chegou ao 9º lugar no ranking do Programa Município VerdeAzul, do Governo de São Paulo. Além de ficar entre os 10 melhores do Estado, a pontuação garantiu ao munícipio a primeira colocação no Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). Esse é o melhor resultado de Cabreúva desde que o programa foi lançado, em 2007.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Cabreúvadefesacivil
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

22 OUT

Programa Mais Pecuária Brasil transforma a vida de produtores

18 OUT

Mutirão de Castração acontece até dia 22

25 JUN

Prefeitura na Área estará na Vila dos Barbudos neste sábado (29)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.